top of page

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA APRENDIZAGEM - I

OBJETIVOS: O objetivo geral é despertar nos estudantes o interesse pelos conhecimentos científicos e técnicos e perceber que eles possuem um grande potencial inato para que alcancem a aprendizagem em todas as disciplinas.

 

1- PRINCÍPIO DE PLATÃO (427 – 347 a. C. - Filósofo) em “Timeu”:

“Duas coisas apenas não podem estar satisfatoriamente unidas sem uma terceira, posto que deve haver algum vínculo entre elas que as reúna. E dentre todos os vínculos o melhor é aquele que faz de si mesmo e dos termos que ele reúne uma unidade no sentido mais pleno” (Apud, ZOHAR, Danah- O Ser Quântico- Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na física quântica- São Paulo- SP, editora Best Sller, 10a edição, página 122).

RIGIDEZ GEOMÉTRICA: O triângulo possui uma rigidez geométrica, que os outros polígonos não têm. Por esse motivo telhados, pontes, porteiras e portões devem apresentar formas trianguladas.

Ao construir polígonos de varetas de forma que haja articulação nos vértices, como consequência, o sólido geométrico denominado tetraedro fica rígido (não se deforma), pois tem quatro faces triangulares.

Como uma metáfora geométrica, podemos associar os vértices do tetraedro, conforme o princípio de Platão por fatos, pela 1a, 2a, 3a coisas, sendo a unidade a 4a, para que uma manifestação qualquer fique sólida e rígida.

Exemplo: Uma família é mais sólida, isto é, completa, quando há pelo menos um filho (figura acima).

 

2- PRINCÍPIO DE CONFÚCIO (550-478 a.C. - Filósofo):

“Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.”

Em outras palavras: Eu estudo e entendo.

Contudo: * Estudar todos os dias um pouco é ótimo para a aprendizagem.

* Estudar muito de vez em quando dificulta a aprendizagem.

Todo ser humano tem capacidade de alcançar aprendizagem, seguindo, se quiser, o princípio do filósofo Confúcio, conforme a metáfora geométrica do princípio de Platão:

1a coisa: Eu ouço e esqueço.

2a coisa: Eu vejo e lembro.

3a coisa: Eu estudo e entendo.

4a coisa: (Unidade) Eu alcanço aprendizagem em qualquer disciplina.

(figura abaixo)

 

3- PRINCÍPIO DO POTENCIAL HUMANO:

Todos os seres humanos possuem um grande potencial inato, que é a consciência, a qual apresenta funções objetivas e subjetivas, que lhes dá a capacidade de aprender todas as disciplinas e alcançar seu ideal.

Objetiva: tato, olfato, paladar, visão e audição.

Subjetiva: raciocínio, intuição, memória, imaginação, criatividade, vontade, perseverança, emoções, etc..

(figura abaixo)

 

Gostando do texto? Essa é apenas a parte I! Cadastre seu e-mail e garanta que você será o primeiro a saber quando a continuação desse texto for publicado!

bottom of page