top of page

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA APRENDIZAGEM - II

Relembrando a parte I...

OBJETIVOS: O objetivo geral é despertar nos estudantes o interesse pelos conhecimentos científicos e técnicos e perceber que eles possuem um grande potencial inato para que alcancem a aprendizagem em todas as disciplinas.

 

4- PRINCÍPIOS DE IMMANUEL KANT ( 1724-1804 - Filósofo) e ALAIN (Filósofo Francês):

“O filósofo Kant brinca com a ideia, imaginando uma pomba ágil, indignada contra a resistência do ar. Na verdade, argumenta Kant:

É justamente essa resistência que lhe serve de suporte, pois seria impossível voar no vácuo”.................... O filósofo Alain, dizia:

“Quando eu era pequeno, e antes que tivesse visto o mar, acreditava que os barcos iam sempre para onde o vento os empurrava. Mas na verdade, o velejador usa o barco, avançando contra o vento, com a própria força do vento”. (ARANHA, Maria L. de Arruda – Temas de Filosofia – São Paulo, Editora Moderna, 1a Edição 1992, páginas 113 e 114).

Conclusão: Como uma metáfora, todo obstáculo (resistência do ar e do vento), é justamente a força que ajuda o ser humano, com o recurso de sua consciência subjetiva, a confiar em si mesmo e vencer, tornando-se cada vez mais um Ser consciente.

 

5- PRINCÍPIO DE CAMÕES (1524-1580, poeta) – Em, “Os Lusíadas”:

“Não há coisa a qual natural sendo que não queira perpétuo o seu estado” (RICIERI , Agnaldo Prandini – Revista de Matemática Aplicada à Vida – número 9/2, Prandiano Edições, página 13).

 

6- PRINCÍPIO DE GALILEU GALILEI (Matemático, Físico e Filósofo) – Princípio da Inércia:

“Todo corpo em repouso ou em movimento uniforme tende a perpetuar o seu estado se nenhuma força atuar.”

Uma conclusão: Conforme Camões, o comportamento humano - uma metáfora comparado com o princípio da inércia de Galileu - tende a perpetuar o estado mental de ânimo (movimento) ou de desânimo (repouso). Esse fato ocorre analogamente com a matéria, conforme Galileu, se nenhuma força (vontade) atuar.

Assim, sempre há uma força inata atuando em nossa vontade para estarmos em estado de ânimo.

Essa força inata é a própria consciência subjetiva que está sempre ativa.

 

7- PRINCÍPIOS DE SÓCRATES (470-399 a.C. - Filósofo) e de LAO TSÉ (604 a.C. - Filósofo), respectivamente:

“Sei que nada sei.”

“O melhor é não saber que se sabe”. (CAPRA, Fritjof – O Tao da Física – 9a Edição, Editora Cultrix, página 28).

Uma interpretação: Estamos sempre aprendendo ou mais, mesmo sabendo que sabemos, pois o conhecimento é infinito, é geral, porém, o entendimento é individual.

 

Fica cada vez mais interessante, não é? Então não perca a 3ª e última parte! Cadastre seu e-mail e receba um alerta quando houver uma nova publicação!

bottom of page