top of page

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA APRENDIZAGEM - Extra

Relembrando a parte I...

OBJETIVOS: O objetivo geral é despertar nos estudantes o interesse pelos conhecimentos científicos e técnicos e perceber que eles possuem um grande potencial inato para que alcancem a aprendizagem em todas as disciplinas.

 

11- PRINCÍPIO PARA O ALCANCE DE UM IDEAL

Na jornada para o alcance de um ideal, podemos considerar um teorema (sentença verdadeira que se prova) e um axioma (sentença verdadeira aceita sem provas).

Teorema: Um ponto P determina infinitas retas que passam por ele (retas concorrentes).

Axioma: Dois pontos A e B que são distintos determinam uma única reta que passa por eles.

No aspecto de natureza psíquica, ou seja, através de uma metáfora geométrica (figura abaixo), temos:

No início da jornada ao alcance do ideal, representada pelo ponto A, há infinitos caminhos (pelo teorema: infinitas retas) para escolher e percorrer.

Ao escolher o caminho da reta AB, que conduz ao ideal (representado pelo ponto B), encontra-se um obstáculo no ponto P: um estado de aprendizagem qualquer.

Também no ponto P há infinitos caminhos (pelo teorema: infinitas retas), mesmo que o indivíduo desanime.

Contudo, se tiver confiança em si mesmo, saberá que há um único caminho seguro (pelo axioma: única reta), que é a própria reta AB escolhida, que pode ser seguida com plena confiança e, ao chegar nesse ponto P, com boa vontade de seguir em frente, conseguirá atingir o seu ideal (no ponto B).

 

12- PRINCÍPIO DAS DIFERENÇAS E IGUALDADES HUMANAS

Todos os seres humanos são iguais e diferentes ao mesmo tempo. São iguais, pois todos têm corpos físicos com os seus órgãos, e são diferentes, pois agem de maneiras diferentes.

Um modo de analisar a igualdade e as diferenças humanas pode ser pelo quadro analógico:

Quando a e b representam números, a igualdade (a = b) não se divide - não há como se dividir -; porém, a diferença (a ≠ b) se divide em duas parte distintas, isto é, um número pode ser maior ou menor que o outro.

Analogamente, ou seja, como uma metáfora algébrica, quando a e b representam seres humanos, em essência (a = b) todos os seres humanos são iguais (1 é 1, 2 é 2: 1 = 1, 2 = 2); porém, em existência (a ≠ b) são diferentes (1 é menor que 2, 2 é maior que 1; 1 < 2, 2 > 1).

Simplesmente pelo fato de todos os seres humanos serem diferentes, pode-se concluir que todos são iguais pelas suas próprias diferenças, pois nesse caso possuem a mesma propriedade: ser todos diferentes.

Assim, a igualdade é suprema, pois ela está em si mesma e também nas diferenças dos seres humanos. Portanto, quem procura sentir que é igual a todas as pessoas, respeita a igualdade e as diferenças humanas. Com essa atitude, vive em harmonia consigo mesmo, bem como com os outros.

 

Bacana, não é? Então não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar sempre por dentro do que acontece no nosso blog!

bottom of page