top of page

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA APRENDIZAGEM - III

Relembrando a parte I...

OBJETIVOS: O objetivo geral é despertar nos estudantes o interesse pelos conhecimentos científicos e técnicos e perceber que eles possuem um grande potencial inato para que alcancem a aprendizagem em todas as disciplinas.

 

8- PRINCÍPIO DEALBERT EINSTEIN (1879-1955 - Cientista e Filósofo):

“Penso 99 vezes e não chego a nada. Mergulho no silêncio e eis que a verdade me é revelada”. (RODHEN, Huberto – Einstein O Enigma do Universo – Alvorada e Livraria Ltda., 5a Edição 1987, página 55)

Uma conclusão: Einstein não descartava o raciocínio ao pensar 99 vezes, mas dava também importância à intuição, ao mergulhar no silêncio (sem pensar: descansando a mente). Ambos, o raciocínio e a intuição, são importantes para a aprendizagem.

 

9- PRINCÍPIOS DE SOLON (639-559 a.C. - Filósofo) e de FRANCIS BACON (1561-1626 - Cientista e Filósofo), respectivamente:

“Aprende a obedecer para que possas comandar.”

“À natureza não se vence, senão quando se lhe obedece.” (ARANHA, Maria L. Arruda – Filosofando – Introdução à Filosofia, São Paulo, Editora Moderna – Edição 1992, página 149)

Em outras palavras: Aquele que quer dominar a natureza deve obedecer às suas leis.

Exemplos: Ao obedecer às leis do trânsito, a pessoa dirige livre com segurança. Ao obedecer às regras da escola e prestando atenção nas aulas, há melhores resultados na aprendizagem. Ao obedecer à consciência que está sempre ativa, há melhores condições de fazer o que é realmente necessário na vida.

 

10- PRINCÍPIO DE PITÁGORAS DE SAMOS (582-499 a.C. - Matemático e Filósofo):

A palavra TEORIA, de origem grega, que significa ponto de vista, foi inventada pelo filósofo e matemático Pitágoras:

Tomemos 2 pontos de vista, A e B. Um ponto P se desloca de A para B.

Segundo o ponto de vista de A, P se afasta e → AP se dilata.

Segundo o ponto de vista de B, P se aproxima e → PB se contrai.

A e B têm pontos de vista contrários, porém ambos corretos. (Adaptação: FRANÇOIS, Xavier Chaboche – Vida e Mistérios dos Números – São Paulo, Hemus Livraria Editora Ltda., 1979, página 114).

Uma Conclusão: É um dever respeitar o ponto de vista de todo ser humano, conforme o conhecimento a compreensão a respeito de valores de sabedoria que a pessoa adquiriu.

 

Continue acompanhando nossos posts! Cadastre seu e-mail e receba todas as nossas novidades!

bottom of page